Nós como adultos responsáveis sabemos que temos muitas coisas, tarefas que temos que fazer e cumprir todos os dias que são nossa responsabilidade.
Os filhos são mais uma das nossas responsabilidades, assim como a educação, higiene e cuidados com eles! Nesse momento, muitas vezes assumimos o "tem que" e criamos uma barreira. A possibilidade disso virar uma briga, uma disputa de poder é enorme, tem coisas que não dá para "obrigar" a não ser que se use força física ou violência (o famoso autoritarismo), coisa que abolimos aqui em casa, somente em casos extremos usamos a força física, tipo vacina ou algo do gênero e mesmo assim conversamos, explicamos inúmeras vezes muitos dias antes do evento para prepara-la.
Antes dessa foto houveram 2 ou 3 vezes em que forçamos a Lívia a escovar os dentes, por que ela TINHA que escovar os dentes e ficava cada vez pior, (ela tinha 2 anos e 2 meses)! Então decidimos mudar como estávamos vendo, em vez de só pensar em que ela TINHA que escovar os dentes, ela tinha que QUERER! Fomos no mercado e ela escolheu pastas, e escovas de dente e em casa lemos a história da familia microbim que mora no dente e faz casinha se estiver sujo e explicamos sobre a higiene! E funcionou melhor do que esperávamos e os microbins rendem até hoje!
Não é fácil, no auge do cansaço levar tudo na brincadeira, coisas que tem que fazer todo dia: banho, escovar os dentes, comer, tomar banho... Quando conseguimos transformar a obrigação em brincadeira tudo flui melhor! E exige muito nós!
Declaro sobre a minha vida e sobre a sua sabedoria e estratégia vinda de Deus, que nos momentos desafiadores você encontre uma saída divina!
Você já passou por alguma situação parecida? Como conseguiu lidar?
Comments